Viju13’s Weblog

Just another WordPress.com weblog

Windows Vista: desempenho e hardware

Posted by viju13 em fevereiro 18, 2008

Windows Vista: desempenho e hardware

Aqui chegamos à conclusão do Vista. Em termos concretos: sim, o Vista é mais rápido e tem um desempenho geral superior ao XP desde que você tenha uma super máquina para tal. Parece uma afirmação óbvia, mas não é. O que acontece com o Windows Vista é que o código do sistema é optimizado para aumentar o desempenho do Windows de modo progressivo. No entanto, para tirar proveito das benesses, só quem possui uma máquina suficientemente boa é quem vai lucrar.

Entender a diferença é simples. Se você tem 1 GB de memória RAM, o Vista vai conseguir gerir esse espaço de um jeito melhor do que no XP. Se você tiver menos, é melhor esquecer o Vista por enquanto. É mais ou menos o que ocorreu entre Windows 98 —que tinha uma péssima gestão de memória— e o Windows 2000. Os requisitos mínimos que a Microsoft estipula são uma falácia, não leve em consideração. Instalar o Vista com menos de 1 GB de RAM só vale a pena se você realmente quer experimentar a novidade pela aventura. Para o uso diário, com produtividade similar ao XP, o mínimo é 1 GB de RAM.

Para jogar e ter bom desempenho, reflicta sobre 2 GB de RAM —e lembre-se que a memória precisa ser rápida, no mínimo 400 MHz. Hoje, você encontra fácil no mercado pentes de memória de 533 Mhz e, se tiver sorte, de 667 Mhz. O problema é encontrar um vendedor que saiba a diferença.

O Vista consegue maximizar os novos recursos de multi-processador (chips com mais de um núcleo), enquanto o XP ainda tenta aprender. Os discos rígidos mais recentes, também, são exigidos ao máximo pelo sistema operacional, oferecendo uma velocidade superior de operações simples como copiar e mover grandes volumes de documentos. Por outro lado, hardwares antigos (ou até recentes) serão minimizados em relação ao XP —apesar de a Microsoft jurar que o código do Vista atende às duas situações.

Sistema “aprende” hábitos

O recurso Superfetch do Vista é uma das grandes sacadas no quesito desempenho
. Ele “aprende” os hábitos do usuário, os horários que você carrega seus softwares predilectos e que tipo de uso você faz do computador. Com isso, os arquivos são guardados na memória para um acesso mais rápido. Acontece que o Superfetch exige um bom disco rígido e memória RAM para se tornar imprescindível.

Outra novidade é o ReadyBoost. É um tipo de memória cache que você pode usar no seu pen drive, desde que o deixe ligado enquanto usa o Vista. De acordo com a base de dados da Microsoft, o Readyboost agiliza operações simples de disco, sendo uma espécie de suporte para a memória RAM e o para o arquivo de troca (swapfile). O problema? Primeiro, nem todos os pen drives suportam o recurso, apenas aqueles modelos mais rápidos/novos. Segundo, é que até agora ninguém conseguiu provar, de fato, o quanto o Readyboost ajuda em desempenho.

A Microsoft garante que até 15% em alguns tipos de operações de disco. Para o usuário final, a diferença é simplesmente imperceptível em qualquer situação. Quem gostou da novidade foram as fabricantes de pen drives.

Na interface, o hardware novo também é essencial. Quem tiver placa de vídeo lenta, não vai poder experimentar o visual translúcido do Vista. Até pode, em algumas ocasiões, a troco de um desempenho sofrível de tão lento.

E por fim, os jogos. Quem adora um joguinho, mais cedo ou mais tarde precisará migrar para o Vista. O DirectX 10, biblioteca gráfica do Windows, não vai ter versão para o Windows XP. Novas placas de vídeo DX10 começam a ser lançadas no mercado e, com elas, virão os jogos. Os primeiros devem aparecer ainda em Dezembro. Halo 2, por exemplo, será exclusivo do Vista. Outros também serão lançados na plataforma única do DirectX10, como a continuação do FarCry para PC.

Os jogos de hoje, quando rodados no Vista, também seguem a directriz de perdas e ganhos. Com um bom hardware, o desempenho tende a melhorar. Com o seu hardware médio de hoje, esqueça. É melhor continuar jogando no XP.

Durante o ano de 2007, conforme o Vista se tornar o padrão de sistema operacional no lugar de XP, talvez não haja saída além de actualizar. A gama de hardwares novos já começa a chegar optimizada para o Vista, deixando o XP para trás. E o velho ciclo entre hardware e software recomeça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: